Ultima atualização em 20 de Julho de 2023 às 14:05

Comissão Geral do PDI encerra primeira etapa de trabalho

Foi concluída a minuta do documento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê as ações da Ufopa para o período de 2024 a 2031. Para celebrar a conclusão nesta etapa, a reitora da Ufopa, Profa. Aldenize Xavier, a vice-reitora, Profa. Solange Ximenes, e o Prof. Cauan Ferreira de Araújo, presidente da Comissão Geral, reuniram-se com os integrantes das subcomissões que trabalharam na elaboração do relatório.

Cauan Ferreira, Aldenize Xavier e Solange Ximenes durante encerramento da primeira etapa de trabalho do PDI. Foto: Lenne Santos, 13/07/2023.
Cauan Ferreira, Aldenize Xavier e Solange Ximenes durante encerramento
da primeira etapa
de trabalho do PDI. Foto: Lenne Santos, 13/07/2023.

“Esta é uma etapa importante porque foi a de levantamento de demanda e de informações; depois vamos ter a fase de compilar o documento final”, explicou Aldenize Xavier. A reitora ressaltou também a importância desse documento: “Esse planejamento de oito anos vai além de uma gestão. É um planejamento da instituição como um todo, então a partir das próximas gestões, nos próximos anos, qualquer plano que seja pensado para a universidade será baseado neste plano estratégico que é feito coletivamente por todos nós”.

As equipes estão trabalhando desde março de 2023. “Agora nós vamos fazer a elaboração, pela assessoria técnica, dos indicadores do mapa estratégico e vamos trazer para a revisão, a partir de setembro, todo o documento do PDI, incluindo o PPI, o mapa estratégico e a definição e a revisão da oferta de novos cursos”, informou Cauan Ferreira. A previsão é de que o documento esteja concluído até dezembro de 2023 e seja então, submetido à apreciação do Conselho Superior da Universidade (Consun).

Antes, porém, o documento será debatido em audiência pública com a sociedade, o que inclui consulta na sede, em Santarém, e também nos campi regionais. “A gente pretende fazer uma audiência pública bem dialogada, trazer bastante informação para que as colaborações possam ser de fato incorporadas ao documento”, enfatizou Cauan Ferreira.

Dinâmica de grupo da DSQV. Foto: Lenne Santos, 13/07/2023.
Dinâmica de grupo da DSQV.
Foto: Lenne Santos, 13/07/2023.

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) realizou dinâmicas de grupo durante o encerramento dos trabalhos. Estiveram presentes ao evento os diretores de campi, pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas.

Comunicação/Ufopa
13/07/2023

Equipe que trabalhou na elaboração da minuta do PDI. Foto: Lenne Santos, 13/07/2023.