Ultima atualização em 16 de Fevereiro de 2023 às 15:08

Vamos planejar o futuro da Ufopa: lançada campanha do PDI 2024-2031

A partir de hoje, 15 de fevereiro, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para pensar o futuro da instituição. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é o documento que vai nortear as ações para os próximos 8 anos, será construído ao longo de todo o ano de 2023 e terá ampla participação social.

Na última sexta-feira, 10, a Comissão Geral aprovou a metodologia de elaboração do PDI 2023-2031, que prevê ações de sensibilização junto à comunidade acadêmica, audiências públicas em todos os campi e abertura de consulta pública como forma de recolher contribuições ao documento. Todas as ações serão registradas no site https://pdi.ufopa.edu.br.

O que é o PDI e por que ele importa – “O PDI é o instrumento de gestão que sistematiza o planejamento das Instituições de Ensino Superior (IES), considerando a sua filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve e que pretende desenvolver em um determinado período”. Essa definição encontra-se no documento aprovado na reunião da comissão: “Propostas de Diretrizes e Metodologia”, elaborado pela Diavi/Proplan.

Metodologia e participação – No documento referido acima, encontra-se o detalhamento da metodologia, que está ancorada no tripé comissão geral, assessoria técnica e grupos de trabalho, que servirão de base para as discussões mais amplas. “A metodologia dos grupos de trabalho (GTs) é uma das mais viáveis para contemplar este requisito e também otimiza tempo, uma vez que os grupos, que serão divididos em eixos temáticos, podem se reunir paralelamente, favorecendo agilidade na construção dos textos”, preconiza o documento.

Na comissão geral, além de integrantes da comunidade acadêmica, estão também integrantes da “sociedade civil organizada”, o que garante a participação de agentes externos à universidade. Os GTs serão divididos em dois grupos temáticos: “O GT1, voltado para discussões dos temas acadêmicos, em especial para o Projeto Pedagógico Institucional – PPI, e o GT2, voltado para os temas administrativos”; esses GTs serão ainda subdivididos em temáticas mais específicas.

Estão previstas também sete audiências públicas a serem realizadas na sede (Santarém) e nos seis campi regionais (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná); essas reuniões públicas, abertas à sociedade, ocorrerão no final de abril e início de maio. Conforme o documento, “o objetivo é apresentar à comunidade externa as políticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como ouvir como a sociedade percebe a atuação da Ufopa e sua contribuição para o desenvolvimento da região”.

Participe – Para conhecer as expectativas da comunidade acadêmica e também da comunidade externa, a Ufopa está disponibilizando um formulário on-line, com vistas a fazer um levantamento inicial de quais são as demandas desses segmentos. As contribuições podem ser enviadas até 6 de março e ajudarão a direcionar as discussões para a elaboração do documento final.

Acesse: